About Me

ALIEN | A incrível inteligência do monstro alienígena

Antes de Alien: Covenant que estreia este ano, mergulhamos em uma longa questão: o quão inteligente é o xenomorfo, realmente...?




Existem muitas razões pelas quais Alien se tornou uma franquia inesquecível: temas subjacentes as escuras, a qualidade do desempenho, a pura arte evidente na sua concepção e composição. Mas uma das razões pelas quais esses filmes envelhecem mas permanecem tão atraentes é eles implicam tanto quanto eles mostram: Alien de 1979 levanta várias perguntas que neste momento permanecem sem resposta. Por quanto tempo a nave alien quebrada ficou em LV-426 sem ser descoberta, como o planeta mais tarde ficou conhecido? O que todos aqueles ovos estavam fazendo na barriga? E acima de tudo quão inteligente é a criatura que vemos emergir do torso de John Hurt?

Julgado como selvagem e ignorante o alien mostra astúcia durante todo o filme de Ridley Scott e na sequencia de James Cameron. Em Alien a criatura usa a escuridão da nave e espaços escondidos a seu favor o tempo todo, transformando a nave em seu terreno de caça, habilidades que esperaríamos de um predador natural altamente evoluído, mas no final do filme o alien começa a fazer coisas que não esperaríamos.



Percebendo que qualquer tentativa de lutar contra o alien seria inútil, Ripley destrói a Nostromo e escapa na Narciso. O Que Ripley não percebe é que o alien se infiltrou na Narciso. A presença do alien aqui levanta a questão: como ele sabe que a Nostromo foi programada para a auto destruição? Ouviu as sirenes de advertencia, e deduziu o que estava para acontecer? 

Em Alien os xenomorphos parecem ser mais espertos do que nunca, antes que os fuzileiros navais se dirigissem para o ninho alienígena Ripley aponta que o covil das criaturas esta localizado abaixo de um reator que poderia ir pelos ares caso fosse atingido, ai levantamos outra questão: o local para o ninho foi escolhido como uma vantagem tática ou apenas o ponto mais cômodo na nave?

Como eu mencionei no início deste artigo, são as dicas de inteligência que o alien exibe que o torna um monstro tão convincente, especialmente nos dois primeiros filmes. Sua capacidade de se situar sempre na rota de escape de Ripley poderia ser posta em uma simples trama de choque e horror escrita do que qualquer lógica interna por parte do alienígena, mas sua onipresença apenas contribui para seu sentido de mistério.


E você? Qual sua opinião?



ALIEN | A incrível inteligência do monstro alienígena ALIEN | A incrível inteligência do monstro alienígena Reviewed by Akorell on 18:37 Rating: 5