Banner Topo


STAR WARS | Guia para o novo cânone de Star Wars

Após a aquisição da Disney em 2014, o universo Star Wars foi reiniciado para que os roteiristas tivessem uma maior liberdade criativa, deste momento em diante a empresa do Mickey considerou todo conteúdo produzido fora das telonas como “Legends” seja quadrinhos, livros ou qualquer outra narrativa sobre a galáxia muito muito distante. Então caro leitor, quando você encontrar qualquer material com o selo “Legends” entenda que aquela leitura trata-se apenas de uma lenda.



Apesar dos fãs considerarem tudo que foi feito até agora como canônico não havia uma cronologia dos fatos, pois há muito conteúdo lançado  por diversos autores sem nenhuma supervisão, impossibilitando de termos uma linha temporal oficial.
Hoje trago a vocês um guia cronológico completo do que podemos considerar como cânone lançado até aqui.

FILME | A Ameaça Fantasma – O filme onde somos apresentados a Anakin Skywalker é nosso ponto de partida Canônico no universo criado por George Lucas.
Nessa primeira narrativa vemos pela primeira vez o Conselho Jedi e como os cavaleiros da ordem se posicionavam perante as questões políticas dessa galáxia que funcionava como uma República. Aqui Obi-Wan Kenobi nos é mostrado como um jovem Padawan sob a tutela do Jedi Qui-Gon Jinn que lutam contra os Sith na forma de Darth Sidious e seu aprendiz, Darth Maul.



HQ | Obi-wan e Anakin – Em o Ataque dos Clones, Anakin já é um jovem adulto com seus 20 anos e Obi-Wan Kenobi um experiente Jedi, mostrando-se um mestre sábio. Essa HQ escrita por Charles Soule e com arte de Marco Checcetto, nos mostra como foi o treinamento de Anakin por parte de Obi-Wan. Nessa narrativa os dois vão para um planeta distante a ordem do Conselho Jedi, ali desenvolvendo a relação entre mestre e aprendiz.





FILME | Episódio II: O Ataque dos Clones – Anos após a narrativa de “A Ameaça Fantasma”, Anakin segue como Padawan de Obi-Wan Kenobi, disposto a provar ser digno de um Mestre Jedi, apresentando arrogância e impulsão. Acompanhamos aqui um dilema interno entre amor e ódio, sentimentos arriscados para um Jedi.
No filme acompanhamos o Sith Conde Dooku, um ex Jedi e ex aluno de Yoda criar os Separatistas. Vemos também o início das Guerras Clônicas após a suspeita de um exército clone encomendado por um cavaleiro da ordem em nome da República.



SÉRIE | de Tv: The Clones Wars –Dirigida por  Dave Filoni, a série cobre o período das guerras Clônicas que durou 3 anos. E serve como ligação entre os episódios II e III, trazendo detalhes da grandiosa Batalha entre a República e os Separatistas que assustou todo o universo.
Na série Anakin é tratado como gerenal e lidera tropa de clones, revelando o grande Cavaleiro Jedi que é citado na trilogia clássica. Outro grande diferencial da série é a abordagem mais profunda sobre os Jedi que são vistos apenas de relance nos filmes.




HQ | Darth Maul: O filho de Dathomir -  Ao adquirir a Lucas Films, um dos prieiros passos da Disney foi cancelar a série Clone Wars,  por mais que fosse um sucesso e estivesse em sua 5ª temporada. Davi Filoni, responsável pela série, já tinha episódios semi-prontos da próxima temporada (lançada posteriormente pela Netflix), e alguns roteiros do que poderia vir nas temporadas adiante. Mas o que fazer para não perder todo esse matéria? Usar outra mídia.
E uma dessas adaptações é a HQ Darth Maul: Son  of Dathomir, escrita por Jeremy Barlow e com arte de Juan Frigeri. Quem acompanhou a série sabe que Darth Maul não morreu em sua batalha com Obi-Wan no Episódio I – e essa história trata de continuar a narrativa da quarta temporada da serie de animação que mostra como o vilão sobreviveu.


LIVRO | Star Wars: The Dark Disciple  - Assim como a HQ sobre Darth Maul, este livro é um subproduto da série Clone Wars, e traz na narrativa escrita por Christie Golden, os acontecimentos previstos para a oitava temporada se a série não fosse cancelada, a aventura de Quinlan Vos uma Jedi, que alia-se a Ex-Sith Asaji Ventress na missão de derrotarem conde Dooku. O drama da história se baseia na falta de confiança entre as personagens que se veem presas em um mesmo objetivo.





FILME | Episódio III a Vingança dos Sith. A vitória dos Sith no fim das guerras clônicas, a queda da república e a derrota de Anakin Skywalker que finalmente assume o manto de Darth Vader que após ceder as investidas do Lord Darth Sidious que o manipulou disfarçado como Chanceler Palpatine. Vemos o fim dos Jedi até posteriormente surgir o Império Galático.






HQ | Kanan: O Último Padawan – Concebida por Greg Wisman e desenhada por Pepe Larraz essa HQ remete a acontecimentos imediatos após a Ordem 66 vista em A vingança dos Sith, quando do o exército de clones assassinam todos os Jedi. Aqui acompanhamos a Saga de Caleb Dume um Padawan que sobrevive a execução em massa e troca seu nome para Kanan Jarrus  na esperança de se esconder da perseguição aos Jedi.




LIVRO | Star Wars: Lord dos Sith – o Livro se passa apenas alguns anos após os eventos de A vingança dos Sith, e mostra Darth Vader e o imperador juntos em uma missão no problemático planeta Ryloth, essa narrativa nos mostra um Darth Vader recém convertido ao Lado negro que se questiona sobre suas atitudes o tempo todo.






LIVRO | Star Wars: Tarkin – Escrito pelo ótimo James Luceno, o livro traz a história 5 anos após o início do Império Galático através de Palpatine. O livro traz a ótica de Moff Tarkin e as dificuldades na construção da Estrela da Morte e a difícil relação entre ele e Darth Vader.

LIVRO | Star Wars: Um novo Amanhecer – Aqui Caleb Dume,  o último Padawan que mudou de nome para Kanan Jarrus é mostrado como um adulto que sempre escondeu do império seu domínio sobre a força e seu passado Jedi. Escrito por John Jackon Miller o livro funciona como um prelúdio da série Star Wars: Rebels.

LIVRO | Star Wars: Ahsoka – Um dos personagens favoritos do público em The Clones Wars é a Padawan de Anakin Skywalker tanto que Ahsoka acabou sendo utilizada em Star Wars: Rebels, sendo importante na criação do núcleo que iria se tornar a Aliança Rebelde. O livro se passa no período de sua saída da Ordem, até se tornar a líder rebelde que surgem Star Wars: Rebels.





SÉRIE | Star Wars: Rebels – Após o cancelamento de Clone Wars, Dave Filoni foi mantido no cargo de diretor e desenvolveu a história de Rebels que se passa cinco anos antes de Star Wars: Uma nova esperança, onde Kanan Jarrus (lembra dele?) e Hera lideram um pequeno grupo de rebeldes contra o império. A série também introduz Ezra Bridger um órfão sensitivo a Força, que se torna Padawn de Kanan quando este percebe o potencial do garoto.




LIVRO | Star Wars: Catalyst -  Foi lançado como um prequel para o Filme Rogue One.










FILME | Rogue One: Uma história Star Wars – Com estreia marcada para o próximo Dezembro o filme traz a história dos rebeldes que conseguiram roubar os planos de construção da Estrela da Morte inclusos  em R2-D2 que dão sequência ao início da história de Uma Nova Esperança.






FILME | Episódio IV: Uma nova Esperança – É o filme que nos apresenta a Luke Skywalker, filho de Anakin que acaba descobrindo a Força por meio de Obi-Wan Kenobi, e que vive como eremita nas montanhas e pelo deserto de Tatooine sobe o nome de Bem Kenobi. Acompanhados pelos carismáticos androids C-3PO e R2-D2, eles encontram o contrabandista Han-solo e seu parceiro Chewbacca, na missão de resgatar a princesa Leia do Império.




HQ | Princesa Leia -  Desenhada or Terry Dodson e escrita por Mark Waid a HQ faz parte da nova linha de quadrinhos da franquia que é publicada pela Marvel. A História se passa imediatamente após os eventos de Uma Nova Esperança, onde mostra a aproximação de Leia e a Aliança Rebelde. Essa HQ foca em Leia tirando-a de perto de Luke e Han, transformando-a de donzela indefessa em uma heroína.



LIVRO | Star Wars: A missão do contrabandista – A missão do contrabandista é escrito pelo aclamado roteirista de quadrinhos Greg Rucka, e traz Han solo e Chewbacca em uma missão secreta da Aliança Rebelde para resgatar o Tenente Ematt no planeta Cyrkon.







LIVRO | Battlefront: Twilight Company – Lançado juntamente com Star wars Battlefront, escrito por Alexander Freed, acompanhamos batalhas entre a Aliança Rebelde e o Império sob a ótica de um atrapalhado grupo de soldados que tem como maior objetivo a sobrevivência. Aqui não vemos grandes heróis atacando a Estrela da Morte, mas pessoas comuns lutando cada um por sua causa trazendo um foco maior sobre a rebelião em sim.




HQ | Chewbacca – A Marvel trouxe-nos esta HQ sobre o copiloto da Millennium Falcon, escrita por Gerry Duggan e desenhada por Phil Noto, a minissérie é dividida em 5 edições que se ambientam entre os episódios IV e V onde acompanhamos o Wookie em uma missão para a Aliança Rebelde.







LIVRO | Star Wars: Herdeiro do Jedi – Escrito por Kevin Hearne, o livro retrata a relação entre a Aliança Rebelde e Luke Skywalker visto como um herói por ter destruído a Estrela da Morte. A trama trata também da jornada de Luke aprendendo sobre a força sozinho sem seu mestre Obi-Wan.







LIVRO | Star Wars: A Arma de um Jedi – Escrito por Jason Fry o livro nos leva a acompanhar Luke Skywalker em uma aventura após a destruição da Estrela da Morte, entre o episódio IV e o episódio V.









HQ | Lando – Outra HQ publicada pela Marvel é escrita por Charles Soule, e Alex Maleev,  é focada no personagem Lando Calrissian que perdeu a Millennium Falcon para Han Solo (como comentado em O Império Contra-Ataca).






HQ | Star Wars – É sem dúvida a HQ mais importante da franquia publicada pela Marvel pois traz os principais personagens num período entre Uma Nova Esperança e O Império Contra-Ataca. Ela retrata o primeiro encontro de Luke e Darth Vader. Escrita por Jason Aaron e com desenhos de John Cassaday






HQ | Darth Vader – Também ambientada entre os episódios IV e V é basicamente um complemento da HQ anterior: Star Wars de Jason Aaron. A diferença é que aqui o imperador é quem estrela as páginas obviamente. Concebida por Kieron Gillen e com arte de Salvador Larroca.






HQ | Han Solo – Escrita por Marjorie Liu e desenhada por Mark Brooks, esta HQ dividida em 5 edições relata uma história em que nosso contrabandista preferido participa de uma corrida estelar em missão pela Aliança Rebelde.








FILME | Episódio V: O império Contra-Ataca – Este relata o confronto entre o Império e a Aliança Rebelde, onde vislumbramos alguns dos momentos mais clássicos da saga como o treinamento de Luke por Yoda, a luta entre Luke e o tio Vader.

´






LIVRO | Star Wars: Alvo em Movimento – Neste livro os escritores Jaso Fry e Cecil castellucci unem força para contar uma história onde Leia descobre os planos do Império para construir novamente a Estrela da Morte.








FILME | Episódio VI: O Retorno de Jedi – Este filme nos mostra um Luke mais experiente com domínio sobre a Força após seu treinamento com Yoda. O filme mostra mais uma vez a disputa entre o Lado Sombrio e o Lado da Luz onde Luke tenta convencer o pai a voltar para a Luz, e o imperador juntamente com Vader tenta aliciar Luke para o lado dos Sith.






LIVRO | Star Wars: Marcas da Guerra – É escrito por Chuck Wendig e traz o início do caminho que os heróis trilham até o Despertar da força, ambientado após a batalha de Endor, ele retrata a repercussão que a queda do império levou a Galáxia.








JOGO | Star War: Uspring -  O mundo dos jogos não poderia ficar de fora e Star Wars: A Rebelião como foi lançado no Brasil é um RPG Mobile desenvolvido pela Kabam para IOS e Android. O jogo mostra o Esforço do Império em manter a ordem após a morte de Vader e do imperador.







HQ | Star Wars: Império Despedaçado – Esta minissérie de 4 edições escrita por Greg Rucka e desenhada por Marco Checchetto relata as primeiras horas após a queda do império e nos faz acompanhar a história dos pais de Poe Dameron.








HQ | C-3PO -  Esta HQ conta a história de como o famoso droid dourado consegue o braço vermelho exibido em O Despertar da Força. Escrita por James Robinson e com arte de Tony Harris.









LIVRO | Star Wars: Estrelas Perdidas – Escrito por Claudia Grey relata a história de Ciena Ree e Thene Kyrell dois jovens amigos de infância que tem em comum o sonho de pilotar as naves do Império, mas o destino os coloca em conflito quando Thane se junta a Aliança Rebelde. Neste livro relembramos alguns dos principais eventos dos episódios IV, V, VI através da ótica do casal.






LIVRO | Star Wars: Life Debt – Segundo livro da trilogia Aftermatch escrita por Chuck Wendig, dá continuidade aos eventos de Star Wars: Marcas da guerra. Aqui acompanhamos Norra Wexley, seu filho Temin, Jas Amari e Sinjir Rath Velus, todos personagens do livro anterior, em missão enviados pela princesa Leia.









LIVRO| Star Wars: Bloodline – Escrito por Claudia Gray o livro evidencia a trajetória de Leia ao posto de General. Abordando os conflitos da princesa entre os papeis de esposa, mãe e líder política.







LIVRO | Star Wars: Before the Awakening – Escrito pelo roteirista de quadrinhos Greg Rucka o livro foca em Rey, Finn e Poe Dameron e foca em suas vidas antes do despertar da força.









HQ | Poe Dameron – Escrita por Charles Soule e arte de Phil Noto é uma série regular e foca em Poe se aventurando pela galáxia através das missões dadas pela General Leia, inclusive a busca por Luke Skywalker. Aqui Poe ganha um inimigo a altura sob a forma de um oficial da inteligência da Primeira Ordem que mantém ligações com o antigo Império.






FILME: Episódio VII: O Despertar da Força – Aqui é onde paramos a toda a história, cronologicamente falando, Trazendo novamente personagens icônicos da trilogia original como Han solo, Luke Skywalker, Leia, Chewbacca e os droids R2-D2 e C-3PO. Este filme trata de iniciar uma nova trilogia abordando as tentativas do misterioso Snoke de dominar a Galáxia relembrando os tempos do Império, enfrentando a resistência da Nova República sob as ordens do General Hux e Kylo Ren. Eles buscam incessantemente o ultimo Jedi: Luke Skywalker que esta desaparecido. Enquanto isso uma nova geração de heróis surge para salvar a distante Galáxia.


Agora que vocês já tem o guia, é só se programarem para começar a entender de forma mais ampla esse universo incrível iniciado por George Lucas.
Que a Força esteja com você.
Sempre.
STAR WARS | Guia para o novo cânone de Star Wars STAR WARS | Guia para o novo cânone de Star Wars Reviewed by Akorell on 01:21 Rating: 5