Banner Topo


NASA encontra pedra triangular em Marte

Uma pedra incomum, com formato de pirâmide, foi encontrada pelo robô Curiosity em Marte e chamou a atenção dos pesquisadores...



 Ela foi a primeira rocha submetida à análise de alguns instrumentos do Curiosity, que determinou que se trata de uma pedra encontrada com relativa facilidade na Terra, em profundidades do solo, de acordo com um estudo publicado na revista Science.   As análises mostraram que o objeto em forma de pirâmide é uma rocha mugearite, encontrada em ilhas oceânicas e fendas continentais do nosso planeta. Sua presença aponta para a existência de água em regiões profundas do Planeta Vermelho. A pedra recebeu o apelido de Jake_M pela Nasa, em homenagem ao engenheiro Jake Matijevic, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da agência.



De acordo com pesquisadores, essa pedra é formada na Terra a partir do magma profundo que cristaliza com a presença de 1 ou 2% de água. Os cristais são formados a partir do magma e o que não cristaliza é chamado magma mugearite, que pode chegar à superfície por meio de erupções vulcânicas. Os cientistas acreditam que este achado indica que o interior de Marte é formado por um solo de variadas composições, que não são muito bem misturadas. Isso ocorre pois o Planeta Vermelho não possui as placas tectônicas e o processo de convecção (movimento ascendente ou descendente de matéria em um fluído) como ocorre na Terra.

Fonte: http://noticias.seuhistory.com
NASA encontra pedra triangular em Marte NASA encontra pedra triangular em Marte Reviewed by F3 on 19:00 Rating: 5