Banner Topo


Polêmico aplicativo "Transar com amigos" no Facebook

Está afim de conhecer um novo aplicativo do Facebook? Abra uma nova guia e digite o endereço www.bangwithfriends.com. Se você fez isso, deve ter caído numa página que te convida, em inglês, a “anonimamente encontrar amigos que estão ‘preparados’ para a noite”. E o anúncio promete: seus amigos jamais saberão que você está interessado, a não ser que eles também estejam. Mal a novidade foi lançada, porém, já se descobriu que o tal sigilo prometido pode não ser tão seguro assim.


Vamos descrever um passeio pelo aplicativo. Uma vez que o usuário decide entrar na página, aceitando-a já dentro do Facebook, abre-se uma lista com todas as pessoas do sexo oposto que ele tem adicionadas na rede social (sim, aparentemente é um aplicativo feito apenas para heterossexuais). Acima da lista, uma frase convidativa: “Kiss Kiss Bang Bang. Skip the chatting, and get to smacking those cheeks. Which of your friends do you want to Bang”? (em português, seria algo como um convite a ir direto para o que interessa, pulando a “conversa”, e termina com a pergunta: “Com qual dos seus amigos você quer transar?”).
Embaixo da foto de cada parceiro sexual em potencial, existe um botão rosa em que se lê “Down to Bang” (para escolher com quem você quer transar). Quando se clica nele, a cor se torna azul e a mensagem que aparece muda para “Awaiting Bang” (“aguardando a transa”).
A ideia é simples. Se está afim de transar com alguém em particular, marque a tal pessoa no Facebook. Se um belo dia ela se mostrar interessada em você e te marcar, ambos saberão. Até aí, o mecanismo parece perfeito: você não expõe sua privacidade para ninguém, nem mesmo para a pessoa que você está, digamos, cortejando (não marque ninguém levianamente. Uma vez acionado o botão, não há como desfazer a ação). No mais, é contar com a sorte de ela fazer o mesmo. Se não fizer, vida que segue.
O furo no sistema é o seguinte: tal como todos os recursos do Facebook, a página em que você autoriza a instalação do aplicativo, último filtro antes de você dar o seu “sim”, não mostra apenas quantas pessoas pelo mundo o usam (a título de curiosidade, aliás, no momento em que este texto é escrito, apenas 2.500 seres humanos pelo planeta se animaram a isso). Mostra também quais de seus amigos já o usam.
Logo, se você decidir usar o aplicativo, todos seus amigos que forem ver do que ele se trata vão saber que você o usou. Imagine um conhecido seu recebendo o link e pensando em quão bizarro é um sistema de intenções sexuais via Facebook. Quando ele abrir o link, vai poder ver que você aderiu à brincadeira, o que pode ser fonte de constrangimento para muita gente.

Vi aqui
Polêmico aplicativo "Transar com amigos" no Facebook Polêmico aplicativo "Transar com amigos" no Facebook Reviewed by F3 on 19:34 Rating: 5