Banner Topo


Denúncia: o lado sombrio dos parques Disney

Construções secretas ? Técnicas ninja e trabalho quase escravo DIARIAMENTE para manter tudo com cara de novo ? Tudo para manter o nível do mais famoso do mundo ? Como é possível ?



Pintou tá novo

SEGREDO: Tudo nos parques da Disney parecem ser recém-inaugurados por causa da manutenção diária.
O QUE ACONTECE: À noite, depois que o parque já fechou, um exército de funcionários começa o trabalho de limpeza do parque: varrer, lavar, lustrar e pintar! As partes mais importantes do parque precisam necessariamente ser pintadas todos os dias para que pareçam novas. Entre essas partes importantes estão os postes vermelhos do Epcot Center.
CURIOSIDADE: A rigorosidade é tanta que até os vasos de flores que tem algum galhinho quebrado são substituídos por novos para que nenhum detalhe fique mal cuidado.

Parque subterrâneo

SEGREDO: Embaixo do parque existe uma rede de túneis que ninguém vê.
O QUE ACONTECE: Sob quase toda a extensão do parque existe uma série de túneis subterrâneos interligados. Os túneis são largos e permitem até a circulação de veículos de transporte e de limpeza. Os túneis são usados para funcionários se moverem rapidamente de um lado ao outro do parque.
CURIOSIDADE: Na verdade os túneis não são subterrâneos e ao mesmo tempo são. Eles foram construídos a nível do solo e depois o parque foi erguido sobre essa grande estrutura de serviços.

Lixo encanado

SEGREDO: O lixo produzido no parque é despachado por um sistema de gás comprimido.
O QUE ACONTECE: Milhões de pessoas num mesmo lugar podem produzir toneladas de lixo em apenas um dia e assim não haveria lixeiras para dar conta de todo esse lixo. A solução encontrada foi um sistema de tubulação que recebe todo o lixo recolhido e o disparada pelo cano até centrais de processamento e reciclagem.
CURIOSIDADE: Esse sistema usa os princípios de uma arma de fogo, pois as balas também são impulsionadas por pressão de gases. O lixo atravessa o cano a quase 100 km/h.

Só existe um Mickey

SEGREDO: Nunca dois Mickeys são vistos ao mesmo tempo por um visitante do parque.
O QUE ACONTECE: A Disney leva a sério quando se trata em manter a magia do mundo que criaram. As crianças realmente acreditam que os personagens são reais, portanto, só pode haver um Mickey, um Donald. Na verdade esses personagens estão em vários lugares do parque ao mesmo tempo, mas com um truque: a distância entre eles é calculada para que nunca aconteça de verem dois Patetas ou dois Mickeys ao mesmo tempo.
CURIOSIDADE: Os personagens são muito procurados para posar em fotos, mas como lá faz muito calor eles criaram um revezamento de Mickeys: ficam cerca de 20 minutos tirando fotos e 20 descansando.

Mensagens quase invisíveis

SEGREDO: Imagens do Mickey ficam espalhadas de forma camuflada pelo parque.
O QUE ACONTECE: Mensagem subliminar é aquela que você recebe sem ao menos perceber que foi bombardeado por essa informação. A Disney aposta muito nesse tipo de mensagem. Na Disney são incontáveis os símbolos que lembram o Mickey espalhados por todo lado de maneira disfarçada.
CURIOSIDADE: Eles estão, por exemplo, em brinquedos, detalhes de produtos que são vendidos, e até em parte dos maquinários.

Antivômito

SEGREDO: Funcionários da limpeza do parque possuem uma arma poderosa: uma espécie de ‘’pó antivômito’’
O QUE ACONTECE:
Se você for pra Disney será quase impossível encontrar um vomitozinho. E isso não é por falta de atrações radicais. A Disney fabrica um pó que em contato com os líquidos do vômito provoca uma evaporação instantânea. Os funcionários ficam em pontos estratégicos do parque para que possam agir rapidamente no caso de alguém vomitar.
CURIOSIDADE: Depois que acontece a evaporação sobra na chão apenas uma massa gelatinosa fácil de se limpar deixando um cheirinho doce no ar.

Contando passos

SEGREDO: Existe uma posição estratégica entre as lixeiras da Disney.
O QUE ACONTECE:
Quando você não encontrada uma lixeira por perto... Por quanto tempo você carrega o lixo na mão antes de jogá-lo em qualquer lugar? A companhia da Disney fez um estudo para a solução desse problema. Resultado: em todos os parques as lixeiras são colocadas sem nunca ter uma distância maior que a suportável pela média das pessoas.
CURIOSIDADE: Está curioso para saber quantos metros uma pessoa anda antes de jogar algo no chão? A média é de 20 metros. Por isso, na Disney as lixeiras ficam espalhadas a cada 20 passos.

Guarda-roupa cheio

SEGREDO: Nos parques existe um vestuário gigante para guardar uniformes.
O QUE ACONTECE:
Como são milhares de pessoas trabalhando cada parque tem um guarda-roupas gigante muitas vezes na parte subterrânea. Nesse lugar as roupas ficam organizadas como livros numa biblioteca. Existem tantos modelos e tamanhos que as vezes os funcionários perdem minutos até encontrar o seu tipo de uniforme.
CURIOSIDADE: Os uniformes são trocados diariamente. Isso significado que as lavanderias do parque precisam dar um trato em 32 mil peças de roupa por dia.

FONTE: Editora Abril. Edição 53. julho 2006.
Denúncia: o lado sombrio dos parques Disney Denúncia: o lado sombrio dos parques Disney Reviewed by F3 on 21:38 Rating: 5