About Me

Mundo Nerd: Desmascarada a receita da Coca Cola na Internet

Não foi desta vez que a misteriosa receita da Coca-Cola, a bebida mais consumida do mundo, foi descoberta (leia aqui). De acordo com uma apuração feita pela Folha, a lista de ingredientes que rodou a internet na semana passada não corresponde à realidade.


“Isso é uma lenda”, disse o engenheiro de alimentos Flávio Schimdt, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A ideia era que era que ele tentasse reproduzir a receita para ver se ela fazia algum sentido.

Mas o primeiro ingrediente – extrato fluido de coca – nem sequer pode ser comercializado no Brasil, conforme informou a assessoria de imprensa da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Quem faz a fiscalização da indústria de alimentos no Brasil é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. De acordo com sua assessoria, o ministério conhece todos os ingredientes usados no processo de fabricação da Coca-Cola e não permitira o uso do tal extrato de coca.

Mas se os ingredientes são conhecidos, qual é o segredo da Coca-Cola? É a proporção de cada item usado, informou a assessoria de imprensa da bebida. Até hoje, ninguém conseguiu reproduzir a quantidade exata para chegar à bebida.

A Coca-Cola informou também que os ingredientes estão na embalagem dos seus produtos. Eu, que não bebo o refrigerante, comprei uma garrafinha pra conferir. Está lá mesmo: água gaseificada, açúcar, extrato de noz moscada de cola, cafeína, caramelo e acidulante. Nada consta sobre extrato de coca.

A apuração sobre a suposta receita encontrada numa foto de um caderno de um amigo do criador da receita original, além de divertida, rendeu uma informação interessante que não poderia ficar de fora desse post.

Na busca por um “personagem” para minha suposta matéria, encontrei muitas pessoas viciadas em Coca-Cola.

Meu cunhado disse que não consegue ir a um compromisso importante sem tomar uma Coca-Cola antes (como fazem os fumantes com o cigarro). Um amigo de um amigo chega a tomar 4 litros por dia da bebida! Uma outra disse treme – literalmente - quando falta coca na geladeira. Não é à toa que as vendas da bebida só crescem: subiram 5% no ano passado – e 7% no Brasil.

Pode ser que a receita que rodou a internet seja o rascunho daquela que, depois, foi comercializada – e que está trancada num cofre em Atlanta, EUA. Mas a original mesmo ainda é um enigma.

Por enquanto, quem quiser fazer alguma receita de bebida em casa, pode arriscar a cerveja amanteigada de Harry Potter. De acordo com o professor Schimdt, da Unicamp, que já fez a bebida de Hogwarts para o seu filho, o gosto é bom.


Curtiu ?
Comentaí !!!

F3 - LRN
Mundo Nerd: Desmascarada a receita da Coca Cola na Internet Mundo Nerd: Desmascarada a receita da Coca Cola na Internet Reviewed by Tio Vader on 00:07 Rating: 5